quinta-feira, 13 de maio de 2010

Bandidos ou Mocinhos?

Carboidratos

Os carboidratos são os principais nutrientes responsáveis pela queima de gordura e fornecem a mesma quantidade de calorias que as proteínas, 4kcal/g”. Ou seja, sem carboidratos nosso corpo não consegue queimar gordura e “acaba usando as proteínas como combustível”. Resultado: você acha que está perdendo peso, mas está perdendo o que os nutricionistas chamam de massa magra, nada a ver com a gordura.

Café

Apesar de ser tão querido, vira e mexe são divulgadas pesquisas sobre os malefícios do café para a Saúde. Mas, ao mesmo tempo, outros levantamentos chegam ao nosso conhecimento falando sobre os benefícios do mesmo. Esta “batalha” de pesquisas só consegue nos deixar confusos. Afinal, o café é vilão ou mocinho? Ele faz bem ou mal para a nossa saúde?

Enquanto isso, as pesquisas positivas sobre a bebida dizem que ele acelera o metabolismo, melhora o humor, a função intestinal, a disposição e evita a depressão. Algumas também citam os benefícios do café para o coração. Para os que se preocupam com peso, o café tem pouquíssimas calorias. Só se deve prestar atenção na quantidade de açúcar utilizado.

O elemento mais polêmico que faz parte da composição do café é a cafeína. Ela é um estimulante natural, muito bom para nos manter acordado durante aqueles momentos em que o sono acaba batendo. Mas, a cafeína também tem o lado ruim. Ela pode aumentar a pressão arterial, por exemplo. Além disso, existe o rumor de que ela pode viciar.

A briga entre os malefícios e os benefícios é boa e equilibrada. Desta forma, não há como saber direito se tomar aquele cafezinho vai te fazer muito mal ou muito bem. Mas existe uma forma para evitar os malefícios: ficar atento à quantidade ingerida diariamente. Recomenda-se três xícaras por dia. Portanto, se você costuma consumir mais do que isto, cuidado! Vamos aproveitar o cafezinho diário com moderação.

Fontes:
http://delas.ig.com.br/materias/185001-185500/185004/185004_1.html
http://www.ondiet.com.br/mat/301/caf%C3%A9-_mocinho_ou_bandido?.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário