quarta-feira, 2 de março de 2011

Dançar faz bem!

Dançar faz bem... Quem dança é mais feliz... Eu amo dançar...

Quem ainda não escutou ou leu frases como estas?

Mas afinal quais os benefícios da dança para o ser humano?


A dança traz muitos benefícios, não só para o corpo, mas também para a mente. Essa é uma das atividades mais democráticas que possibilita a participação de qualquer pessoa.
Trabalha a coordenação motora, agilidade, ritmo, percepção espacial, autoconfiança, previne o envelhecimento precoce, fortalece os músculos, queimando calorias, de uma forma bem divertida.
Possibilita o convívio aumentando suas relações pessoais, melhora a auto-estima quebrando diversos bloqueios psicológicos.
Outro beneficio muito importante é a resistência física, pois ela exige muito do corpo, melhorando o sistema cardiovascular e a capacidade pulmonar, ajuda a fortalecer os ossos, evitando casos de osteoporose.

A dança movimenta o corpo como um todo, de forma integrada e em sintonia com a música. A música por sua vez, tem efeitos tão terapêuticos quanto o movimento corporal.

Na hora de escolher sua modalidade de dança predileta, existem muitas opções e você pode escolher entre: Dança de salão - trabalha diversos ritmos como forró, tango, samba e valsa, promove contato social, melhora a auto-estima e permite a prática em bailes;

Dança do ventre - trabalha a feminilidade, sensualidade e desbloqueia tensões e baixa auto-estima;

Dança flamenca - de origem espanhola trabalha sapateado, castanholas e é extremamente forte e emocionante;

Dança de rua - movimentos de hip-hop, funk e outros, todos muito livres utilizando força e explosão; permite descarregar energias;

Sapateado americano - trabalha a agilidade, movimentos de pés e pernas e culmina em coreografias bélissimas; é modalidade base dos musicais da Broadway;

Axé - ritmo baiano que utiliza coreografias alegres e queima muitas calorias;

Ballet clássico - ideal se iniciado na infância ou juventude e é a base de todas a danças; existem turmas infantis e adultas.

Enfim, a dança é uma atividade completa. Porém alguns cuidados devem ser tomados. Muitas mulheres são indicadas por médicos para aulas de dança e muitas vezes o problema que se busca melhorar não pode ser resolvido com a dança, mas sim piorado.

Dê o primeiro passo e ofereça a você mesma uma oportunidade de descobrir os segredos do corpo que se move de acordo com a música.

Pratique!

Nenhum comentário:

Postar um comentário