Foto: Jacilene Oliveira
Uma pesquisa apresentada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, o IBGE, constatou algo que muitos já imaginavam, infelizmente.
O brasileiro está cada vez menos comendo arroz e feijão ecada vez mais consumindo refrigerante e cerveja.
Esses dados foram divulgados em dezembro de 2010, conforme coleta de informações entre maio de 2008 e maio de 2009.
A pesquisa não foi direcionada às crianças, mas seus efeitos poderão ser facilmente ligados ao público infantil.
As crianças copiam as atitudes dos pais. Se o pequeno sentar à mesa e notar que os pais comem com gosto uma maçã ou uma salada bem temperada ou então bebem um suco de laranja fresquinho, a chance de se interessar por esses hábitos saudáveis é grande.
Porem um pai que traz refrigerante ou alimentos "engordativos" para casa estará contribuindo para cultivar maus hábitos alimentares.
Mas nao precisamos radicalizar. De vez em quando, pode sim beber refrigerante. É barato, fácil de encontrar e prático (não precisa descascar ou coar), alem de ótimo acompanhamento para pizzas e outras coisas. Mas o consumo diário de refrigerante é prejudicial.
Um copo cheio de refrigerante, contém em média de 80 a 100 calorias. Uma bomba principalmente para crianças com problemas ligados à obesidade.
É verdade que um copo com suco de laranja é tanto quanto calórico (90 calorias, em média), mas o suco fornece inúmeras propriedades nutritivas, como vitaminas e minerais. O refrigerante é pobre em nutrientes.
O excesso de refrigerantes pode aumentar o risco de diabetes tipo 2, devido à grande quantidade de açúcar. Não à toa, a obesidade e diabetes tipo 2 aumentaram nos Estados Unidos, maiores consumidores de refrigerante.
Lembre-se:
Seu filho enxerga você como um "super-heroi". Portanto, para o bem de todos, esta na hora de repensar seus hábitos alimentares.
Nenhum comentário:
Postar um comentário