O açaí é uma fruta que dá em cacho na palmeira, conhecida como açaizeiro. É um fruto muito nutritivo, nativo das várzeas da região Amazônica. Atualmente, seu maior produtor é o estado do Pará.
Antes de ser consumido, o açaí passa por um processo artesanal onde é despolpado ou mesmo amassado manualmente para que a polpa se solte.
Tradicionalmente, ele é consumido gelado com farinha de mandioca ou tapioca. Mas ele pode ser consumido de diversas maneiras como sucos, sorvetes, doces, geléias. Uma forma muito consumida em diversas regiões do Brasil é o famoso açaí na tigela.
O açaí na tigela é feito com a polpa da fruta gelada, e ainda pode contar com outros ingredientes como por exemplo granola, frutas, mel, xarope de guaraná.
Apesar de ser bastante calórico, 100g de polpa de açaí pode fornecer de 127kcal (a polpa congelada pura) até 250kcal (quando a polpa é batida com xarope de guaraná e congelada), ele é um alimento muito saudável, pois contém cálcio, fibras, potássio, antioxidantes e principalmente, é fonte de gorduras mono e poliinsaturadas que auxiliam na redução do colesterol e previnem contra doenças cardiovasculares.
Mas o que torna esse alimento ainda mais calórico são os outros ingredientes utilizados no açaí na tigela, por exemplo, 1 porção pequena de açaí na tigela com 100g de polpa, 1 banana nanica, 3 colheres de sopa de granola e 1 colher de sobremesa de mel, pode fornecer até 520kcal.
Apesar das calorias, vale a pena saborear de vez em quando em função dos nutrientes que fornece. Cuidado apenas com o excesso dos ingredientes adicionados.
O açaí ajuda a combater os radicais livres produzidos diariamente pelo nosso corpo protegendo, assim,
todas as nossas células. Estes radicais são causados pelo sol, cigarro, estresse, pela alimentação errada, ou até pelo simples fato de respirar. É por isso que uma dose diária de açaí pode representar uma verdadeira faxina contra essas moléculas danosas e a proteção de nossas células contra o envelhecimento e doenças.
No cérebro, a fruta pode ajudar a preservar a memória e o raciocínio. Nos olhos pode prevenir a cegueira e a catarata. No coração mantém limpas e desobstruídas as artérias, prevenindo o infarto e o colesterol. Deixa o pulmão mais resistente e, na pele, o açaí neutraliza os radicais livres mantendo-a muito mais elástica e firme, pois ajuda a preservar o colágeno e a elastina protegendo-os da destruição” explica professor de cosmetologia e diretor da Consulfarma, Maurício Pupo.
"Pessoas idosas ou com problemas digestivos devem evitar a fruta, pois sua digestão pode ser difícil pelo alto teor de gorduras e fibras. Nestes casos, o indicado é diluir a polpa com suco de laranja ou água”, alerta a cosmiatra e nutróloga Mercedes Granja.
Fontes: http://cyberdiet.terra.com.br/cyberdiet/colunas/100419_nut_acai.htm
http://cristianaarcangeli.virgula.uol.com.br/saude-e-nutricao/acai-e-a-delicia-natural-que-ajuda-ate-na-beleza/
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário