segunda-feira, 1 de agosto de 2011
Mens sana in corpore sano
Há nas sociedades contemporâneas uma intensificação do culto ao corpo, onde os indivíduos experimentam uma crescente preocupação com a imagem e a estética.
Segundo Pierre Bourdieu, sociólogo francês, a linguagem corporal é marcadora pela distinção social, que coloca o consumo alimentar, cultural e forma de apresentação – como o vestuário, higiene, cuidados com a beleza etc. – como os mais importantes modos de se distinguir dos demais indivíduos.
Quando você olha revistas, sites da internet e filmes, o padrão de beleza que vemos é: meninas bem magras, com cabelos lisos ou perfeitamente ondulados, extremamente impecáveis. Mas você acredita que, algum tempo atrás, isso seria considerado feiúra?
Antigamente, a gordura simbolizava nobreza. Mas por que a gordura se tornou algo a ser abominado para quem procura estar “em forma”?
O cinema de Hollywood ajudou a criar novos padrões de aparência e beleza, difundindo novos valores da cultura de consumo e projetando imagens de estilos de vida glamorosos para o mundo inteiro.
Preocupados com a busca desenfreada da “beleza perfeita” e pela vaidade excessiva, sob influência dos mais variados meios de comunicação, a Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica apresenta uma estimativa de que cerca de 130 mil crianças e adolescentes submeteram-se no ano de 2009 a operações plásticas.
A busca pelos padrões de beleza do seculo XX tornou-se obsessiva e destrutiva.
"Nossa sociedade tanto cultua o corpo como não cessa de desprezá-lo, comercializá-lo e coisificá-lo." Tatiane Pacanaro Trinca
Não podemos nos esquecer que o conceito de beleza é relativo, e que ela só é possível em um corpo saudável.
Para Platão, o belo é o bem, a verdade, a perfeição. Existe em si mesma, apartada do mundo sensível, residindo, portanto, no mundo das idéias.
Devemos mudar o foco, investir em uma mudança de hábitos, e só assim alcançaremos uma beleza que talvez não seja visível aos olhos, mas que será duradoura e consistente.
Fonte: http://www.brasilescola.com/sociologia/a-influencia-midia-sobre-os-padroes-beleza.htm
Assinar:
Postagens (Atom)